FANDOM

O que é isso?

A Lista Fechada, também conhecida como lista pré-ordenada, ou até mesmo "lista partidária", é uma proposta que consiste em eliminar o voto direto para os candidatos a Vereador, Deputado Estadual e Federal.

Como funcionaria? O eleitor passaria a votar no partido. E previamente cada partido terá a sua lista interna, de maneira que os primeiros das lista seriam eleitos primeiros e a partir do momento que o partido tivesse uma maior votação os próximos da lista também garantiriam suas vagas.

Discurso a favor da proposta: Editar

A Lista Fechada fortalecerá os partidos. E obrigará as pessoas terem uma relação mais íntima com cada um, passando a saber melhor quais foram as propostas do partido e qual linha ele deverá seguir. Nunca seremos uma Democracia forte se não tivermos partidos fortes e perto do povo.

Além do que, grande parte dos votos são perdidos, ou seja, a grande maioria vota em candidatos que não são eleitos, e isso quer dizer que essa maioria não se identificará com a Casa do Povo. O que distancia a política do povo e gera uma automática rejeição aos eleitos. Na lista fechada, isso não aconteceria, já que durante a campanha a população conhecerá melhor os nomes em destaque das listas e por consequência os futuros eleitos.

Citações a favor da proposta: Editar

Conhece algum especialista que tenha dado a sua opinião sobre o assunto? Adicione aqui. (E não se esqueça de incluir a fonte)

Discurso contra a proposta: Editar

A Lista Fechada é um absurdo! É anti-democrática. Vai usupar o nosso poder de escolha e fortalecer cúpulas partidárias.

Este lista prevê que os atuais mandatários dos cargos tenham preferência nas ordens das listas. E isso quer dizer, que não haverá renovação no Congresso! Os mesmos que estão aí se reelegerão, e por isso essa proposta tem sido tão elogiada e apoiada no Congresso, numa tentativa de influenciar a mídia e os eleitores de que este é um bom caminho.

Ou deixamos como está, e espera-se que com uma maior transparência e acesso do povo ao trabalho dos representantes, os maus políticos percam espaço e os partidos se consolidem, e fortaleçam. Ou vamos para o Voto Distrital.

Citações contra a proposta: Editar

"Será que a lista fechada não é uma fraude contra o eleitor? Eu acho que a lista fechada vai contribuir para oligarquizar os partidos - são as cúpulas partidárias. E mais, está se armando aí um golpe pra se reeleger a grande maioria dos deputados e vereadores." Antônio Spinelli - analista político Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=h5yCabfeDKQ - 12'00

"Lista Fechada é Golpe", ótimo texto de Lúcia Hippólito: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/luciahippolito/posts/2009/05/07/lista-fechada-golpe-184083.asp.

Não podemos permitir lista fechada é um golpe,fortalece mais os grandes partidos e dá margem para fraudes,tem que ser tudo aberto e transparente,chega de se esconder por detras dos panos,políticos éticos mostram sua cara.

Também no FANDOM

Wiki aleatória